O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Guizito entrevistou... Paula Silva (Feltro e Cia)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?Divulgo o meu trabalho principalmente com a ajuda da net: no flickr Flickr, no meu Blog e no facebook , mas o boca a boca também tem ajudado muito, além das feiras de artesanato onde participo.
*
Fala-nos um pouco de ti.Sou casada, , 43 anos, tenho 2 filhos, já fui secretária clínica nos HUC e como a vida dá muitas voltas decidi seguir as do marido e de repente fui parar a Marselha onde vivi 3 anos e agora vivo também em França, mas quase em cima da fronteira com a Suíça (Genebra) já há uns bons 15 anos!!! Hoje sou mãe, esposa e dona de casa quase a tempo inteiro porque boa parte do dia é dedicada ao feltro.
*
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?É antes de mais um prazer, uma terapia e uma maneira de ir preenchendo o tempo que foi sobrando à medida que os meus filhos foram crescendo. Gosto de ir ao encontro do que as outras pessoas gostam e por vezes de por em prática as ideias que elas próprias tiveram.
*
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?Comecei há 3 anos porque quis fazer umas pregadeiras giras que a minha irmã me tinha ensinado, e nunca mais consegui parar. Passo uma boa parte do dia de volta das agulhas e costumo deixar outras coisas para amanhã ou queimar o jantar por causa do feltro.
*
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?No início foi isso mesmo : “Ideias em Feltro”. Pôr em prática a ideia que tinha surgido. Há pouco tempo decidi juntar Sweetfelt porque vivo numa região muito cosmopolita onde quase todos falam inglês e muito poucos português e o nome em português era muito dificilmente pronunciado e raramente lembrado.
*
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?Nem por isso, vou perguntando algumas coisas de costura à minha mãe que é costureira de profissão e pesquisando de vez em quando na net, mas vou tirando ideias sobretudo do mundo que me rodeia.
*
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?Começando pela minha mãe que é costureira e me ensinou a costurar, a minha irmã que me passou o “bichinho” do feltro, acho que já contagiei toda a gente: os meus filhos fazem os seus próprios porta-chaves e até o marido corta feltro a preceito quando é preciso. Cá em casa são bastante críticos e vamos todos juntos feirar.
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?Não tenho nenhuma em particular mas muitas. Das que fiz, gosto particularmente da mantinha do comboio porque é um desenho original feito em conjunto pela família.
*
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?Tenho 2 gatos, o Sushi e o Pistache.
*
Coleccionas algo? O quê?
Colecciono presépios artesanais, saleiros e pimenteiros, e caixinhas.
*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?Espero que este regresso às coisas originais e feitas a mão com todo o carinho e o valor que isso implica, continue na moda porque eu tenho a cabeça cheia de ideias e não sei se 2 anos vão chegar para tudo! *
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.Odeio costura!!! Não faço baínhas nem toco na máquina de costura!! Mas consigo passar todo o dia com um bocado de feltro, linha e agulha … sem dedal!!!

***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

2 comentários:

Tricana disse...

Obrigada Guizito!!! :))))

gloria malva disse...

Gostei das suas Matrioscas. Parabéns.

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...