O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Drogas: Caracóis fornecem pistas sobre a toxicodependência

Vejam só o que o meu marido (rei deste Reino) descobriu na net:«Cientistas americanos observaram que caracóis expostos a metanfetamina formavam memórias que persistiam por mais de 24 horas, ao contrário do que acontecia com os sujeitos controlo, o que comprova que certas drogas promovem a formação de memórias persistentes que podem estar na origem da reincidência no seu consumo.
O consumo de pelo menos algumas drogas conduz à formação de memórias persistentes – ao tomar drogas num dado ambiente forma-se uma associação entre esse comportamento e as características do meio envolvente de tal modo que o regresso a esse meio pode causar a reincidência.
Para compreender o mecanismo por detrás deste processo cientistas da Universidade da Universidade Estatal de Washington recorreram a uma espécie de caracol aquático que utilizaram como modelo.
Os investigadores da Universidade Estatal de Washington compararam o comportamento de caracóis expostos a metanfetamina com sujeitos controlo. Os resultados revelam que os animais que assimilaram a droga tinham tendência a repetir o comportamento que exibiam quando estavam sob o efeito da substância, mesmo após 24 horas, quando esta já não estava presente no seu organismo, comprovando que a exposição à metanfetamina causa a formação de memórias de longa-duração.
O próximo passo da investigação é determinar o que exactamente se alterou nas células cerebrais individualmente por acção da metanfetamina de forma a criar memórias tão difíceis de esquecer. O objectivo é, a longo-prazo, desenvolver métodos de actuar sobre essas memórias de forma a apagá-las.
Os resultados preliminares de algumas experiências sugerem que as alterações celulares que promovem a formação destas memórias persistentes envolvem o ADN.»
*
Copiado daqui.
SNAILS ROCK!!!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...