O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Processionária, Lagarta do Pinheiro ou Thaumetopoea Pityocampa

Já viram com certeza estas «nuvens» parecidas com «ninhos» de aranhas nos pinheiros. Pois tenham muito cuidado!

«A  Lagarta do Pinheiro ou processionária é uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, em animais, bem como, nos próprios pinheiros. Encontra-se muito vulgarmente em Portugal devido à presença dos pinheiros nas nossas manchas florestais. Esta praga, além do pinheiro bravo, ataca igualmente outros pinheiros: o silvestre,  o manso, entre outros.
Entre Janeiro e Maio, as processionárias abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo, na sequência do seu ciclo de desenvolvimento. Deixando o seu hospedeiro em fila como uma procissão (daí o seu nome) dirigem-se em direcção ao solo onde irão continuar o seu desenvolvimento. Entre Agosto e Setembro nascem as lagartas propriamente ditas que se agrupam em ninhos na copa dos pinheiros, de forma a manter o calor e de onde saem à noite, ligadas por um fino fio de seda que utilizam para regressar ao ninho após as suas saídas.»
Copiado DAQUI

«A lagarta do pinheiro é um insecto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe mesmo a morte. Tem igualmente um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas.
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória. O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.»
Copiado DAQUI
*
Novo post aqui: http://reinojacheguei.blogspot.pt/2012/02/processionaria-lagarta-do-pinheiro-ou.html

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...