O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sábado, 15 de março de 2014

Rodilhas - ADORO!

As "Rodilhas" ou "Sogras" são pequenas "almofadinhas" de forma circular, abertas no centro como se fossem dónutes. Eram utilizadas pelas mulheres para transportarem à cabeça, os cântaros de água ou cestas. Os materiais utilizados na sua confecção são tiras de trapos, lãs e linhas de bordar, entrançadas e bordadas. Fotos retiradas daqui.
Hoje em dia, este tipo de peças é também usado para decoração.
*
As duas de cima comprei em Pombal... foi o início...
Se as colecciono? Claro!! Como não?!Não só as colecciono como as aprendi a fazer :)
Todas as outras foram feitas por mim.
Em breve colocarei um tutorial para as poderem fazer também. Adorava que me enviassem fotos dos vossos trabalhos :)
Criei até um grupo no Flickr que se chama Amo-te Minha Rodilha onde tenciono compilar as fotos «perdidas» de rodilhas que há na internet.
*
Curiosamente a sabedoria popular dita a expressão: Quem não pode com o pote não pega na rodilha, para prevenir quanto aos riscos implicados na realização de tarefas para as quais a racionalidade se impõe como um problema artesanal – uma espécie de equilíbrio entre as próprias habilidades e o manejo dos meios para agir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se gosta de rodilhas veja o meu blog traposdaisilda@blogspot.pt. Na próxima 6ª feira dia 3 de Fevereiro estarei na "Praça da Alegria". Não perca, vai gostar de ver.
Isilda Duarte

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...