O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Altered Books (ABS) - Livros Alterados

É isso que eu, a rainha deste Reino mágico tenho andado a fazer... por prazer :)
***
Um livro alterado é uma forma de arte mista que muda um livro, transformando-o da sua forma original numa forma diferente, alterando a sua aparência e/ou significado.
Quem altera livros começa com eles velhos, novos, sujos, rasgados, etc. e depois de cortar, colar, queimar, pregar, pintar, acrescentar colagens, coser, colar folhas de ouro, criar pop-ups, usar carimbos de borracha, brocas, parafusos, rendas, fita cola, etc., os altera completamente transformando-os em obras de arte completamente únicas.
Podem ser adicionados bolsos (de papel ou não) e nichos para armazenar etiquetas, rochas, ephemera, fotos antigas, ou outros objectos tridimensionais.
Podem ser feitas algumas mudanças na forma do livro, ou usar vários livros na criação da obra de arte acabada. Altered Books podem ser tão simples de fazer como adicionar apenas um desenho ou texto a uma página, ou tão complexos como a criação de uma escultura-livro super complicada.
Antiguidades, coleccionáveis ou arte vitoriana são frequentemente utilizadas, provavelmente porque é mais difícil fazer uma cópia do trabalho final.
os Altered Books são mostrados e vendidos em galerias de arte e na Internet.

***
Na minha busca pessoal, e depois do tratamento que tenho feito, devido à Depressão Major em que me encontro, desde o dia 1 de Janeiro resolvi iniciar um Altered Book sobre mim.
Como sabem, aqui no Reino, a minha personagem é a rainha Nina (também faz parte deste meu Livro Alterado), esse é o nome por que sou chamada por alguns elementos da família real :)
Peguei num livro antigo (1980) que referia um estudo às vinhas e iniciei o meu primeiro ALTERED BOOK!
Deixo-vos algumas fotos do meu trabalho que por ser tão cativante o terminei em 30 dias (sensivelmente) trabalhando nele TODOS os dias (pelo menos um pouco).

Junho-Julho de 2010
***
Quero partilhar com vocês algumas das fotos desta minha obra de arte, da qual me sinto orgulhosa :)
(Nem todas as páginas foram fotografadas pois algumas têm dados pessoais).

1 comentário:

Ana Fundo disse...

Amiga, desconhecia por completo esta Arte de transformar os livros.
Só te posso dizer uma coisa...fiquei ainda mais Fã de ti, pois és uma pessoa fabulosa e com uma imaginação formidável.
Um Bem Haja para ti!

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...