O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Guzito entrevistou... Ana Salomé (Há monstros debaixo da cama)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
Actualmente tento ter sempre actualizado o:
BLOG http://hamonstrosdebaixodacama.wordpress.com/
FACEBOOK http://www.facebook.com/hamonstrosdebaixodacama
GLOSSOM http://www.glossom.com/hamonstrosdebaixodacama
*
Fala-nos um pouco de ti.
Tenho 24 anos, sou solteira e actualmente o meu trabalho é inteiramente dedicado aos monstros. Cheguei a frequentar o curso universitário de Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha pois nessa altura a minha paixão era o cinema. Mais tarde apercebi-me que aquilo que realmente tinha jeito para fazer não tinha nada a ver com filmar ou cinema mas sim bonecos, monstros e outras criaturas por isso abandonei.*

Gosto de perder horas a divagar por blogs e sites de crafts, design e moda e conhecer peças originais e novos criadores com imaginários diferentes o que é realmente inspirador.
Como todos os crafters devem saber o trabalho em casa é por vezes muito solitário por isso tenho como vicio todas as semanas tirar um espaço para um coffee break num café diferente que nunca tenha visitado.
Para finalizar não me posso esquecer de realçar a minha paixão pelas ilustrações, personagens e histórias características do Tim Burton.
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
Os Monstros Debaixo da Cama são um trabalho totalmente artesanal onde tudo é feito e pintádo à mão com muito carinho. As peças são exclusivas e tentam contar sempre uma História ou transmitir um estado de espirito. Para mim antes de ser um trabalho é a forma que utilizo para fazer aquilo que tenho vontade e de transformar os meus projectos e ideias malucas que viajam na minha cabeça em realidade!
*
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
Tudo começou numas férias de Verão, durante os meus 16 anos, em que descobri na internet uma receita de papier machê. Decidi experimentar pois atraíu-me o facto dessa receita não necessitar de investimentos pois todos os ingredientes já temos em casa. Como todos lá em casa gostaram do 1º resultado, continuei... Mais tarde, quando já se somavam algumas criaturas acabaram por ser os amigos e familiares a convencerem-me de que este hobby poderia ir mais além. Motivada, decidi criar o meu blog e foi aí que nasceu o «Há Monstros Debaixo da Cama».*

Hoje em dia, felizmente consigo que seja esta a minha actividade de tempo integral.
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
No início, sempre que acabava mais um monstrinho guardava-o debaixo da cama. Por isso achei que nada seria mais apropriado do que: Há Monstros Debaixo da Cama!
*
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?
Gostaria muito de aprender novas técnicas de momento tenho muita vontade de saber usar uma maquina de costura ou perceber mais de photoshop... mas... até agora as ideias têm surgido naturalmente. Apenas tenho como hábito seguir os meus artistas de eleição e manter-me a par de trabalhos que são feitos por outros crafters, estilistas, designers etc creativos em geral pois não há nada mais inspirador do que conhecer peças bonitas e realmente originais que são feitas aqui em Portugal e pelo mundo fora.
*
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?
Como em tudo tem um papel fundamental, e neste caso especifico não foi diferente. Eu moro com os meus irmãos e posso contar que na fase em que decidi dedicar-me inteiramente aos monstros, inicialmente foi preciso algum tempo até atingir a estabilidade financeira necessária e durante esse tempo se não fosse a ajuda e compreensão deles teria sido complicado. Actualmente até já se habituaram á desarrumação típica dos trabalhos manuais, e ás manchas de tinta que vão surgindo pela casa...
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
Com o tempo vão sempre surgindo novas peças e a minha opinião vai mudando...mas...neste momento é sem dúvida a boneca que baptizei com o nome "Marie Olive" (que faz lembrar o nome da minha mãe: Olívia Maria).
*
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?
Tive dois cães, uma Emma (leoa da rodésia) e um Zucky (rafeirinho) mas infelizmente já faleceram.
*
Coleccionas algo? O quê?
Não.
*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?
O objectivo principal é sempre evoluir criativamente e nunca estagnar, e é para isso que trabalho. O que vai surgir não sei mas se dentro desse tempo conseguisse concretizar um dos meus dois sonhos: abrir uma loja de artesanato urbano...ou... ilustrar um livro infantil. Sentiria-me concretizada.
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
Acho que preciso de mais alguns anos para colecionar histórias curiosas. Apenas tenho que realçar que é sempre com grande alegria que me sinto quando recebo mensagens das minhas clientes a expressar o quanto gostaram da sua peça. Pode parecer simples (e.... lamechas) mas só aí, depois da mensagem, é que sinto realmente se o trabalho foi cumprido. Recentemente também consegui ter a oportunidade de divulgar o meu trabalho em diversas revistas (Rooms Magazine, Ideias Casa, Soluções Nova Gente) e de expandir os mosntros um pouco mais pelo mundo como foi o caso das Canárias e Funchal.
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...