O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Guizito entrevistou... Lethícia (Maria Arteira)

O Guizito...... artesãos brasileiros.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
Eu tenho um site, porém, ainda em construção. Assim que for possível, utilizarei o site como loja virtual. Enquanto isso, divulgo meu trabalho através da minha loja e de blog. Gosto do blog por poder atualizá-lo diariamente e conhecer novas pessoas, novos trabalhos, trocar ideias e fazer amizades.*
http://www.mariaarteira.com/
http://www.blogmariaarteira.blogspot.com/

Fala-nos um pouco de ti.
Sou uma pessoa muito alegre e feliz! Determinada, um tanto ansiosa e teimosa...
Tenho 28 anos, sou casada e ainda não tenho filhos.
Formada em Psicologia e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Trabalhei 8 anos nesta área e hoje tenho minha loja de aviamentos e artesanato, onde trabalho todos os dias.
Desde a adolescência me interesso por artes, especialmente por teatro – atividade que realizei entre os 15 e 16 anos – mas, não imaginava que gostaria tanto de fazer trabalhos manuais. Descobri esta paixão há pouco mais de 1 ano.
Gosto muito de chocolate, massa e “guloseimas de criança”!
Adoro dar boas risadas, dançar, ouvir música, ficar com minha família e amigos.
Prefiro coisas coloridas e sol!!!
 *
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
O meu trabalho é um prazer para mim e faço de tudo para que seja, também, para os outros. Faço o que eu mais gosto de fazer! Tudo com muito carinho...
*
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
Apesar de ser um prazer, considero meu trabalho como um desafio diário, também!
Conheci os trabalhos manuais há pouco mais de 1 ano. Me dedico totalmente a esta atividade há 6 meses, quando abri minha loja.
*
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?

Maria é um apelido carinhoso que alguns amigos me deram, devido às imitações que eu fazia (rs). Como a loja seria um local para quem “faz arte”, decidi acrescentar “Arteira”. Como seria um ponto de venda de produtos e de aulas, coloquei “Armazém e Ateliê”. Então, ficou: Armazém e Ateliê Maria Arteira.
*
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?
Sim!!! Diariamente assisto programas de artesanato na TV, acesso sites e blogs na internet, converso com “arteiras”, compro muitas revistas (muitas!!!), leio jornais e, sempre que possível, faço novos cursos.
*
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?
Isso é muito importante!!!
Minha família me ajuda muito!!! Me incentiva, divulga meu trabalho, traz novidades para mim, faz encomendas (rs)... Todos acabaram se envolvendo com a loja e torcendo para que continue dando certo! O maior envolvido é o meu marido... Quando pode está por aqui me ajudando. Já conhece várias técnicas e materiais!!! Rs.
 
 *
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?

A peça que mais gosto é um pano de prato, feito com a técnica de Appliquée (Patchcolagem), pois, foi minha primeira peça. Fiz aplicação de uma galinha bem fofa!

Coleccionas algo? O quê?
Sim. Uma cadela, chamada Natasha. Ela é bem grande, gorda e “carente”. Não pode chegar ninguém perto que se joga na frente para coçarem a barriga dela.

Não tenho nenhuma coleção específica, mas adoro tecidos! Ah! E bolsas e sapatos!!!
*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?
Desejo que a minha loja continue agradando os clientes para que cresça cada vez mais.
Em 2 anos, pretendo ir para um espaço maior, ter a loja virtual no site, alguém para me ajudar diariamente, mais cursos, peças prontas e muitas novidades, muitas, muitas!
Além de muita saúde física, mental e espiritual para dar conta de tudo o que desejo!
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
Gosto de contar como conheci os trabalhos manuais...
Como disse, sou Psicóloga e trabalhava há 8 anos em empresas.
Em 2009, uma amiga minha (Agnes) me convidou para fazer aula com ela. Seria aula de Appliqueé, que, na época, chamamos de Patchwork.
Quando eu soube que seriam 3 horas de aula, quase desisti, pois, achei que seria muito chato ficar 3 horas. Mas, eu fui!!! Chegando o momento de fazer o caseado na aplicação eu quase chorei! Pois, eu não sabia pregar um botão e pensei que não conseguiria fazer! Mas, consegui!!!
Fiquei tão orgulhosa que não via a hora de chegar em casa e mostrar para minha mãe. Nem ela acreditou que eu tinha feito, pois, eu não sabia pregar um botão, mesmo!!!
A partir daí, outra amiga (Angélica) decidiu encomendar uma peça minha... No momento, eu disse que não fazia para vender, mas, ela quis. Então, eu fiz! Era um relógio de parede. Foi aí que as encomendas não pararam mais!!!
No início deste ano, após muita reflexão junto a minha família, decidi me dedicar totalmente ao trabalho manual. Tenho certeza que foi minha melhor escolha!!!
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

1 comentário:

eluana disse...

Parabéns pela entrevista Lê, quem acompanha teu trabalho sabe que você merece o reconhecimento que conquistou!
Beijoos

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...