O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sábado, 11 de dezembro de 2010

Tesoura Zig Zag, Menina dos 5 Olhos e Palmatória

Gostaria de vos mostrar mais alguns dos meus tesouros...Tesoura Canary zig zag com mais de 30 anos (pertenceu à D. Antónia que, se fosse viva teria cerca de 100 anos, ofereceu-ma quando eu ainda era adolescente) e... «Menina dos cinco olhos», Palmatória, Régua...
A minha «Menina dos cinco olhos» veio de uma pequena freguesia de Alcácer do Sal e está comigo desde 2004 :)
Esta Palmatória da esquerda tive a sorte de o meu marido a ter encontrado à venda na Feira da Ladra em meados de Agosto de 2010 :)
*
«A palmatória, por vezes também chamada de férula, é um artefato geralmente de madeira formado por um círculo e uma haste. Foi muito utilizada no passado nas escolas pelos professores a fim de castigar alunos indisciplinados, golpeando-a na palma da mão do aluno castigado. Algumas palmatórias podem conter furos no círculo, a fim de aumentar a sensação dolorosa. Os furos servem para vencer a resistência do ar e aumentar a velocidade do golpe, aumentando assim a dor e vestígio deixado na pele por cada golpe.
No Brasil, antigamente era costume nas festas de formatura os alunos presentearem seus professores com palmatórias, como sinal de submissão à autoridade.
Atualmente seu uso é considerado crime na maioria dos países ocidentais, entre eles Portugal e Brasil, bem como qualquer castigo físico inflingido a estudantes. O último país ocidental a abolir o uso da palmatória foi a Inglaterra, em 1989. Recentemente, contudo, o parlamento inglês voltou a debater a legitimidade do uso dos castigos físicos como medida educacional corretiva em crianças.»
(Fotos retiradas da net.)

Copiado daqui:
Palmatória

Mais aqui:
Menina dos cinco olhos

E aqui:
Palmatória

1 comentário:

Neide disse...

Olá
Estou fazendo um trabalho de faculdade e gostaria de sua autorização para utilizar a imagem da palmatória. Sou aluna do curso de Pedagogia e no trabalho, farei referência a você e ao site. Agradeço antecipadamente.
Neide
neide_sonoda@hotmail.com

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...