O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Guizito entrevistou... Célia Fernandes (Caderno de Pintar)

O Guizito......
artesãos portugueses e brasileiros.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
Divulgo através dos meus blogs, o caderno de pintar mais dedicado à minha actividade na ilustração mais profissional e também pessoal:no flickr divulgo os dois espaços e trabalhos, tanto do caderno de pintar como do de recortes
Caderno de Pintar
no caderno de recortes divulgo o meu trabalho handmade, a ilustração transposta para o recorte em papel
Caderno de Recortes
Flickr
o facebook é uma página pessoal mas onde divulgo também o meu trabalho e inspirações de uma forma geral
Facebook - Célia Fernandes
no mesmo canal tenho duas páginas dedicadas a cada um dos cadernos
Facebook-Caderno de Recortes
Facebook-Caderno de Pintar
Fala-nos um pouco de ti.
Eu sou a Célia, tenho 38 anos, tenho uma licenciatura em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes, mas exerci a actividade por pouco tempo, à volta de 3 anos como designer cerâmica, e desde 2001 que sou ilustradora free lancer sobretudo para a área do manual escolar 1.ºciclo e pré-escolar, mas todo o meu trabalho tem esse traço infantil mesmo quando desenho noutros contextos.
Sou solteira, não tenho petizes, acho que os meus filhos são todos os meninos de papel que vou desenhando. Mas tenho pena de não cumprir esse sonho.
Gosto de aromas, da claridade das manhãs, de bonecas, de cerejas e morangos, e amoras de laranjas e clementinas e tangerinas. Adoro o cheiro do limão e da verbena. Gosto de fotografar. Gosto de seixos do rio e da praia, de coisas assimétricas e espontâneas, da natureza. De Deus.
Gosto de pássaros, gosto de passear no campo. Gosto de crianças e de desenhos de crianças. Adoro papéis, texturas, tintas e cores, lápis de cor. Gosto de pão, sou muito gulosa!
Tanta coisa…
 
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
O meu trabalho é muito importante para mim, é uma batalha constante para o fazer vingar, é cansativo pede muito de mim, mas no fim acho sempre que valeu a pena.
Caracterizá-lo – é redondo e sorridente quase sempre, claro, simples, doce e infantil uma característica que considero sempre como um elogio positivo.
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
A ilustração de forma profissional comecei há 10 anos é neste momento um trabalho day time, ocupa-me o tempo quase todo, com alguns picos de trabalho mais intenso que surgem um bocadinho sazonalmente conforme o calendário das edições escolares.
À parte disso comecei há 3 meses um outro projecto a que chamo Caderno de Recortes, mais handmade mas de mãos dadas com o meu trabalho como ilustradora. O Caderno de Recortes é no fundo a ilustração transferida para o recorte e colagem em papel. É um trabalho que faço no tempo que consigo extra.
 
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
Os cadernos são objectos onde registamos acontecimentos, fazemos notas apontamentos e desenhos. O meu primeiro blogue é isso, um caderno, chama-se de pintar porque é disso que se trata, as ilustrações são o meu pintar o caderno. O Caderno de Recortes nasceu na sequência e aí são os Recortes que são protagonistas. Recortes é o nome que dou às peças que vão nascendo do fio da minha tesourinha. Em vez do lápis que pinta tenho uma tesoura que recorta!
 
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?
Aprendo muito em tutoriais que vou encontrando na net em sites de outros criativos, mas sobretudo a experimentar e a descobrir os materiais as ferramentas, arriscar alguma coisa.

E preciso rapidamente aprender a costurar, é o material que gostava de conquistar de seguida, o pano o tecido .
 Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?   
É um papel muito importante, é o suporte para muita coisa, é a nossa estrutura. A boa relação com o meu trabalho foi sendo conquistada aos poucos e poucos.
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
É a  Menina Redonda #1, porque foi a primeira das minhas meninas redondas em recorte, e é a minha imagem de marca esta e todas a menina redondas, são a peça que mais gosto de desenvolver nos recortes.
Esta menina serve de header no meu blogue (uma imagem de quando ainda estava por acabar), e penso que dificilmente o vou alterar por causa do afecto que tenho por ela.
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?
Tenho um periquito verde e amarelo :D, chama-se Kiko. E é alegria em forma de pássaro. Fala e canta e resmunga, é um mini papagaio :D
Curiosamente eu nem era nem sou adepta de gaiolas, mas ofereceram-me e aceitei na condição de lhe dar a maior liberdade que fosse possível, e assim é. Gostava eu de voar com ele!
Coleccionas algo? O quê?
Gosto de guardar coisas, mas é de uma forma muito aleatória, mas coleccionar não colecciono nada em particular.
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?
Mantê-lo activo, conseguir conciliá-lo melhor com a minha actividade profissional principal, que seja mais e mais reconhecido, que esse reconhecimento seja mais que suficiente para me dar estimulo para continuar. Que seja rentável também para investir em mais materiais que gostava de experimentar e introduzir nos recortes.
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
O lançamento do blogue marcou-me muito, foi feito com um giveaway em parceria com o Simplesmente Branco, na altura eu oferecia uma menina redonda noiva (giveaway ) em troca de um texto especial e bonito.
As respostas e textos enviados foram especialmente bonitos e custou imenso seleccionar um vencedor, por isso fiz numa noite mais duas meninas noivas para ser possível premiar mais alguém.
Quem ganhou o prémio foi o namorado de uma leitora do Simplesmente Branco que concorreu para conquistar a menina que a sua menina queria, o texto era uma delicia, na sequência a moça em questão ficou muito feliz e só dizia que para ser completa a alegria só faltava um menino redondo para acompanhar a menina. O Diogo (o namorado) contactou-me e juntos conspirámos a surpresa, e nessa semana nasceu o meu primeiro Menino Redondo.
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

2 comentários:

dina disse...

muito gira :D

Mónica disse...

Olá adorei a entrevista e o trabalho da Célia que é simplesmente maravilhoso!!
Parabéns as duas :)
Beijokinhas e boa semaninha!!´
Mónica

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...