O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Colecção Formiguinha, quem não se lembra?

Foi a colecção de livros infantis do meu tempo de criança que mais me marcou, e com certeza até de gerações anteriores e mesmo posteriores.
Posso assim dizer que a editora Majora teve assim um lugar especial, diria mesmo de primazia na minha vida no que concerne a CONTOS DE FADAS. 
Lembro-me bem de, sempre que ia ao supermercado com a minha mãe ficar na espectativa de trazer MAIS UM livrinho para casa.
O supermercado tinha cave e r/c. Começávamos sempre pela cave: bebidas, fruta, legumes, drogaria e higiene, mercearia, bazar ligeiro e papelaria constituída apenas por um balcão (onde haviam também ganchos, etc.). Em cima do vidro do balcão havia uma caixinha onde estavam dispostos os livrinhos.
Era sempre uma decisão tão difícil... Normalmente como qualquer criança, havia já um que estava debaixo de olho, ou porque já o tinha visto na lista de livrinhos que está nas contra-capas, ou porque da última vez não me tinham deixado trazer dois...
Tenho que referir aqui que me lembro perfeitamente do cheiro que rodeava esta actividade. Cheirava a sabonetes: Feno de Portugal, Lux, Musgo Real, Rexina, hummmmm...
Por vezes já estávamos quase a sair quando a minha mãe cedia, e lá ia eu a voar escada abaixo para ir buscar mais um.
Esta colecção, pelas poucas informações que há disponíveis, teve pelo menos três séries, sendo que a primeira teve edição em meados dos anos 50, seguindo-se a segunda série, talvez nos anos 70 e a mais recente talvez dos anos 90.
A terceira série apresenta as mesmas capas da segunda, sendo que na contra-capa integra a informação gráfica adicional do código de barras. Quando vemos destes livrinhos à venda online, é sempre referida a existência ou não do código de barras.
A colecção é composta por 60 volumes no  formato de 7,2 x 9,8 mm, com 16 páginas cada.
As capas das últimas séries são de autoria de Salvador e os desenhos interiores (4 a 5 por livro), a preto-e-branco, de César Abbot.
As histórias, são os resumos, adaptados por João Sereno, de conhecidos contos, predominantemente de origem tradicional e de Andersen, mas também dos Irmãos Grimm e Óscar WildePerraultSwift e do próprio adaptador.
A tarefa de adaptar e essencialmente de resumir os originais, não deve ter sido fácil mas de um modo geral as historinhas condensam muito bem as versões originais.
Aqui ficam os nomes de todos os livrinhos:
 Ahhh e sim, tenho a colecção todinha e sem códigos de barras :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não posso deixar de comentar ao ver esta colecção. As minhas memórias não vão tão longe como as suas, mas os livrinhos que tenho conservo-os com todo o carinho. Não tenho a colecção toda, nem nada que se parece, mas adorei ver aqui tantos livrinhos pequeninos e alguém que partilha o mesmo gosto que eu, por eles.
Rosa Clara

Carla disse...

:O
Eu tenho!!!
Não sei se tenho a coleção toda, mas sei que tenho muitos!!! E devem ser dos antigos, as capas são como essas da última foto do teu post...

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...