O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sou uma felizarda :)

Tive a sorte de receber uma prenda que para mim foi um pequeno tesouro. Adoro fósseis desde criança mas nunca tive a oportunidade de ter tantos na minha mão (muito menos que fossem meus!).
A Maria Dumond depois de eu ter falado no assunto e ter comentado uma das suas fotos (a que tinha fósseis) ofereceu-se para me enviar alguns... do centro do Texas!!!
A encomenda chegou no dia 16 de Agosto.
São facilmente visíveis ouriços do mar, búzios, ...
 
 
Devido à curiosidade científica inata em mim desde cedo, tive que investigar!
Ou não fosse eu professora de Ciências da Natureza :)
Bom, Texas fica no centro da América do Norte.
A Maria enviou-me os fósseis de uma cidade chamada Goldthwaite que fica no centro do Texas!
Fósseis marinhos?!
*
Encontrei um artigo interessante sobre:
Como se encontram fósseis marinhos à volta de Austin?
(Austin fica a cerca de 171Km de Goldthwaite)
O centro do Texas esteve coberto por oceanos várias vezes na sua história geológica...
Considerem o período Cretáceo:
O azul no mapa mostra uma vista da extensão máxima do mar que cobria partes da América do Norte no final do Cretáceo (100-65.000.000 anos atrás). As linhas negras indicam as linhas de costa actuais. Vejam que as posições dos continentes eram diferentes do que são hoje. Os geólogos acreditam que as condições neste mar foram semelhantes aos da região de Florida Keys hoje.
No Cretáceo Inferior (135-100 mya), do nível do mar era mais baixo, e partes de Austin estavam na zona intertidal (fica entre a zona de maré alto e a de maré baixa). Estas condições eram ideais para os dinossauros e o desenvolvimento de algas e bactérias. Organismos marinhos floresceram aqui, morreram, e foram incorporados nos sedimentos no fundo do mar, em vários estágios de decomposição. Mais tarde o fundo marinho foi elevado e foram expostos esses agora litificados sedimentos (transformados em rocha) devido a condições climatéricas ou por acção humana. Foram assim revelados os fósseis. 
Investigar mais sobre o tema AQUI.
(Retirado DAQUI)
*
Acreditam que os fósseis chegaram minutos antes de sairmos para irmos AQUI?!!!
A classificação dos fósseis foi muito fácil (digo eu!) com a ajuda das fotos que tirei lá :)
Em breve voltarei a este assunto :)

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...