O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ruído Vs Silêncio * Noise Vs Silence

As nossas vidas normalmente são preenchidas com ruído. Há os ruídos do mundo exterior que não podemos controlar, e há os ruídos que permitimos nas nossas vidas.
Esses ruídos, de fontes aparentemente inócuas como a televisão e o rádio, podem-nos ajudar a evitar lidar com pensamentos e emoções desconfortáveis. No entanto, usar o barulho como distração pode acabar por doer mais do que ajuda. Estamos a impedir que aquilo que nos magoa chegue à superfície e possa ser analisado e eventualmente curado.
- Não quero pensar nisso! – dizemos enquanto aumentamos o volume da música.
Isto pode servir o propósito de não pensar em determinado assunto. De tirarmos uma conclusão dolorosa. De decidirmos tomar determinada atitude que nos vai magoar ou a outra pessoa.
Mas vai também impedir que a nossa vida ande para a frente. Que ultrapassemos determinados problemas. Vai apenas adiar as soluções e que esqueçamos a realidade... 
Ao cancelar o ruído e saborear o silêncio, criamos espaço para sentir e organizar os pensamentos para posteriormente os podermos expressar. É só então que a auto-exploração pode começar de forma séria. Em silêncio, torna-se mais fácil deixar avançar os sentimentos mais fortes, lidar com eles e encontrar novas maneiras de os resolver.

Quando nos cobrimos com o véu do ruído para nos auto-protegermos, nunca nos aperceberemos o que realmente precisamos de curar. Abraçar o silêncio e fazer introspeção permite trabalhar através do pensamento e emoções e transmutá-los. Livre da necessidade de barulho, podemos aceitar a dor, a raiva e a frustração à medida que surjam e transformá-las em oportunidades para evoluir.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...