Os Vidros do Mar são vidros encontrados nas praias ao longo dos oceanos, baías, rios ou lagos de grandes dimensões que foram sendo alisado pelas ondas, água e areia, criando cacos de vidro liso e fosco.
Estes Vidros do Mar foram recolhidos por nós ontem. Os da direita foram envernizados e os da esquerda não.
A cor do Vidro do Mar é determinada pela sua fonte original. A maioria provém de vidro de garrafas, mas também pode vir de frascos, placas, vidros, pára-brisas, coletes de cerâmica ou de barro.
As cores mais comuns são o verde e castanho. Essas cores vêm de garrafas usadas por empresas que vendem cerveja, sumos e refrigerantes. O vidro transparente ou branco vem de placas claras e vidros, pára-brisas, janelas, e de diversas outras fontes.
Cores menos comuns incluem o âmbar, jade, âmbar dourado ou "amberina" (usado principalmente para garrafas de bebidas espirituosas), verde-limão (de garrafas de refrigerantes durante os anos 1960), verde floresta e gelo ou azul suave (a partir de garrafas de refrigerantes, frascos de remédios, frascos de tinta, de sumos de fruta e jarros de finais dos anos 19 e início do século 20, janelas e pára-brisas). Estas cores são encontradas uma em cada 25 a 100 peças de vidro do mar.
Vidro do mar púrpura é muito raro, como limão, branco opaco (do vidro cor de leite), cobalto e azul-violeta (de Leite de Magnésia, garrafas de veneno, Bromo-Seltzer e recipientes de Vicks VapoRub) e aqua (de frascos Ball Mason e garrafas de vidro do século 19). Estas cores são encontradas uma vez para cada 200 a 1.000 peças.
Cores extremamente raras incluem o cinza, o rosa (muitas vezes de placas era da Grande Depressão), o tília (muitas vezes a partir de garrafas de vinho Mateus), o preto (mais antigo, verde-oliveira muito escuro), o amarelo (muitas vezes utilizado a partir de 1930 para contentores de vaselina), o turquesa (de mesa e arte em vidro), o vermelho (muitas vezes de luzes de presença de carros, louça ou de luzes náuticas, encontra-se uma vez a cada 5.000 peças) e o laranja (o tipo menos comum de vidro do mar, encontrou uma vez em cerca de 10.000 peças). Estas cores são encontradas uma vez para cada 1.000 a 10.000 peças recolhidas. Alguns pedaços de vidro preto são muito antigos, provenientes de gin do século XVIII, cerveja e garrafas de vinho.
Como recolher conchas ou pedras, a recolha de Vidro do Mar é um hobby entre os banhistas e beachcombers, e muitos gostam de encher jarros decorativos ou fazer jóias destes achados. Hobbyists gostam de desfrutar da busca e colecta de Vidro do Mar, bem como de identificar as suas origens.
Os Vidros do Mar podem ser encontrados em todo o mundo, mas as praias do nordeste dos EUA, México, Havai, Porto Rico, Maine, Nova Escócia, A Baía de Chesapeake, na Califórnia e sul da Espanha são famosas para a sua recolha. A melhor altura para uma colecta é durante as marés vivas e durante a primeira maré baixa depois de uma tempestade.
O Vidro do Mar pode ser usado para fazer por exemplo, lindas pulseiras como a que vos mostro abaixo.
Foto tirada
daqui.
Em breve mais informações e curiosidades sobre este tema.