O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

domingo, 5 de setembro de 2010

A chave do meu coração / The key to my heart - Assemblage

Esta peça é muito simbólica. Sou eu na foto. As pernas são feitas de algo mais velho do que eu, faziam parte de algo que estava partido e pertencia aos meus pais. Adoro atum, por isso usei uma lata para fazer o corpo, lol. O cabelo aos caracóis... é o dos meus filhos. Os braços são feitos a partir de brinquedos que pertenceram ao meu marido, ele brincou com eles quado era pequeno. Os pés têm guizinhos. Guizito é o nome do personagem que desenhei e que está no topo do blog. É o cronista do Reino.
***
«Assemblage é um processo artístico no qual a composição tridimensional se faz combinando objectos não artísticos. Faz falta recalcar que estes objectos dos quals se parte compartilham a característica de não ter sido desenhados com até estéticos senão que foram redescoberts pelos artistas, que os incorporam às suas obras de maneira conjunta ou bem individual, por tal de exprimir uma mensagem ou emoção.
O assemblage é o cosí tridimensional do collage. A origem da palavra (no seu sentido artístico) remonta-se ao princípio da década do 1950, quando Jean Dubuffet criou uma série de collages de asas de borboleta, que denominou assemblages de empreintes. No entanto, tanto Marcel Duchamp como Pablo Picasso tinham trabalhado com objectos encontrados bastantees anos dantes que Dubuffet. A primeira mulher artista ao provar a assemblage foi Elsa von Freytag-Loringhoven, a Baronessa Dado (uma das mais prolífiques); e alguns dos primeiros exemplos mais suggerents os criou Louise Nevelson, que comencà fazendo as suas escultures com peças encontradas de madeira no final da década do 1930.
No ano 1961, a exposição "The Arte of Assemblage" ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque mostrou o trabalho de uns quantos jovens artistas europeus como Braque, Dubuffet, Marcel Duchamp, Picasso, e Kurt Schwitters, bem como dos americanos Man Ray, Joseph Cornell e Robert Rauschenberg. Também participaram outros artistas do assemblage menos conhecidos provenientes da custa oeste americana como Wallace Berman, Bruce Conner e Edward Kienholz. William C Seitz, organizador da exposição, descreveu a assemablage como a arte de realizar manufactures a partir de materiais naturais, objectos ou fragmentos desproveïtos de qualidade artística.»
Copiado daqui.
*****This is very symbolic piece...
That´s me in the photo. The legs are made from something that is older than me, they were part of something that belonged to my parents (broken). I love tuna fish that's why I used a tuna fish can to make the body. I had curly hair (I still have). The curly hair is just like my sons hair. The arms were made from a toy that belonged to my husband when he was a child :) The feet are small bells. "Little Bell" / Guizito is the name of the Character I made and that is on the top of my blog.
***
«Assemblage is an artistic process in which a three-dimensional artistic composition is made from putting together found objects.
The origin of the word (in its artistic sense) can be traced back to the early 1950s, when Jean Dubuffet created a series of collages of butterfly wings, which he titled assemblages d'empreintes. However, both Marcel Duchamp and Pablo Picasso had been working with found objects for many years prior to Dubuffet. They were not alone, alongside Duchamp the earliest woman artist to try her hand at assemblage was Elsa von Freytag-Loringhoven, the Dada Baroness, and one of the most prolific, as well as producing some of the most exciting early examples, was Louise Nevelson, who began creating her sculptures from found pieces of wood in the late 1930s.
In 1961, the exhibition "The Art of Assemblage" was featured at the New York Museum of Modern Art. The exhibition showcased the work of early twentieth century European artists such as Braque, Dubuffet, Marcel Duchamp, Picasso, and Kurt Schwitters alongside Americans Man Ray, Joseph Cornell and Robert Rauschenberg, and also included less well known American West Coast assemblage artists such as Wallace Berman, Bruce Conner and Edward Kienholz. William C Seitz, the curator of the exhibition, described assemblages as being made up of preformed natural or manufactured materials, objects, or fragments not intended as art materials.»
Copyed from here.

2 comentários:

Glória disse...

Obrigada Claudia,contigo não podemos deixar de aprender! Basta apenas sermos um pouco curiosos.Tu tens sempre partilhas para nos oferecer.Bjs

Glória disse...

Peças invulgares e carinhosas. Obrigada pela tua explicação,mais uma vez aprendi algo que desconhecia.
Bjs

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