O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Olaria

«Foi através da olaria que se começou a fazer a faiança e porcelana, antes de haver a roda de oleiro os pratos e taças eram feitos só com as mãos e barro só com o aumento das populações houve a necessidade de maior produção de pratos, taças, canecas, etc. Foi então criada a roda de oleiro que inicialmente era movida com o pé e hoje em dia já há roda de oleiro eléctrica e também já há poucas pessoas que se dediquem à olaria porque é uma profissão com pouco desenvolvimento e que cada vez tem menos procura, também por causa da crise económica hoje a maior parte das olarias são negocios familiares. Para produzir peças em barro vermelho na olaria e necessário saber a composição do barro que por sua vez é mais simples que a do barro para faíança ou porcelana porque em geral o barro vermelho depois de cozido não é vidrado e quando é só se vidra por dentro, a diferença do barro e que contrário ao que se passa no barro para faíança e pocelana, em que a berbetina é passada por um peneiro para extrair a areia, já o barro vermelho tem uma percentagem de areia na sua composição para dar consistencia ao barro, porque ao contrario da faíança ou porcelana em que as peças formam parede nas formas, as peças de olaria por sua vez formam parede com as mãos e por isso é um processo de produção artesanal.»
Daqui. Adoro o cheiro das olarias... gosto de ver todos os pormenores e seguir todos os passos... Nesta fazem azulejos, pratos, e tudo o que podem ver...
*
A minha vontade era chamar alguém e dizer:
«Olhe, ensine-me lá como é que se faz isto...»
Mas era domingo e não estava ninguém a trabalhar...
*
Mais informações e fotos AQUI.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...