O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Guizito entrevistou... Marta Fernandes (Os Pitinhos)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
Tenho um blog Os Pitinhos e tenho uma página no Facebook.
*
Fala-nos um pouco de ti.Sou a Marta, tenho 39 anos, sou casada e tenho dois filhos. O André que tem 14 e o Gonçalo que tem 7.
Trabalho como técnica administrativa, em Alverca, local onde moro.
Sou uma pessoa simples que adora trabalhos artesanais. Gosto de coelhos, de vacas e de libelinhas.
*
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
O meu trabalho é alegre com muita cor, muito direccionado para as crianças, se bem que há adultos que também gostam de usar algumas peças.
Significa paz de espírito e calma. Quando estou a trabalhar não penso em mais nada.
*

Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
Acho que desde sempre que tenho este gosto por artes. Desde pequena que faço os meus copos de lápis, blocos…
Mais a sério começou há 7 anos, primeiro com bijuteria e depois comecei a experimentar outras técnicas e materiais. Neste momento o meu hobby preenche uma parte do meu dia (ou melhor da noite).

*
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
O nome Pitinhos vem do meu filho mais novo. Era como o tratávamos quando ele era bebé. Depois vieram os meus sobrinhos e juntamente com o meu filho mais velho, lembrei-me do nome, pois como é artesanato infantil e eles são o meu mundo
*Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?Acho muito importante aprendermos todos os dias, por isso tento actualizar-me ao máximo, por via de livros e revistas e na Internet.
Se há alguma técnica que não domino tão bem, vou à procura de formas de a fazer, para o meu trabalho ter qualidade.
*
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?
A minha família é fundamental. O apoio, as opiniões contam imenso. É muito importante termos criticas construtivas e como tenho dois pequenos eles são os primeiros a dizer de sua justiça.
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
Um copo de lápis que fiz quando estava grávida do meu filho mais velho. Já teve algumas remodelações ao longo dos anos, mas deu-me muito gozo fazê-lo. É de cartão de encadernar, com gavetas para clips e todo forrado com papel. Mais recentemente inventei um boneco a que chamei Pupi, que permite variadas aplicações. Foi todo cosido à mão e fiquei muito orgulhosa de mim. É que eu e as agulhas não nos damos muito bem, mas estou a trabalhar no assunto.

*
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?
Tenho uma gata, chama-se Bala.
*
Coleccionas algo? O quê?
Quando era mais nova fiz imensas colecções: selos, latas, tampas de garrafas, calendários de bolsa, copos de iogurte, postais… Neste momento tenho a minha colecção de vacas e de bruxas.
*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?Num mundo imaginário vejo-me com uma loja aberta e sempre com muito trabalho. Mas se nunca se concretizar, continuo como estou, a partilhar com as pessoas a minha arte e a criar cada vez mais. Considero-me uma pessoa afortunada por poder continuar a trabalhar.
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
Histórias há muitas, nenhuma em particular. Todo o meu trabalho é positivo, alegre e criar deixa-me muito feliz. Gosto de ver a cara feliz das pessoas quando recebem as peças. A satisfação é o suficiente para eu continuar.
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

2 comentários:

Anita Catita disse...

Olá antes de mais parabéns ao Guizito, pela entrevista :)
E parabéns á entrevistada pois de uma maneira simples ficamos a conhecer um pouquinho mais do seu mundo:)
Beijinhos Marta, que sejas sempre criativa e que o faças com amor, assim é meio caminho andado para o sucesso :) Beijocas

Os Pitinhos disse...

Obrigada Sandra pelas tuas palavras. =)
E obrigada à Claudia pelo carinho.

Jokinhas

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...