O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cartões Dharma * Cartões Expressivos Dharma

 Desde que me lembro que uso o Scrapbook e as colagens para expressar os meus sentimentos e explorar pensamentos, sobre tudo e sobre nada.
Gosto muito de fazer representações visuais do que sinto e penso, e sobre as minhas inspirações.
Sou fã destas técnicas há anos e sei usar isso muito bem na exploração da minha espiritualidade, simplesmente utilizando papel e criatividade - arte. 
As minhas colagens centram-se em torno de um processo espiritual e tentam descrever o que sinto sobre muitas das coisas que me rodeiam diariamente.
Estas técnicas, para mim, acabam por ser constituídas por uma série de exercícios de consciência que me dão prazer fazer e com os quais crio uma representação visual da minha jornada e o que isso significa para mim. Na maioria das vezes apenas deixo a minha criança interior brincar com os recortes, a cola e a tesoura.

Coisa que faço desde pequena: Recortes que colecionei quando tinha uns 9 ou 10 anos, embora nesta altura eu não os colasse. Construia e desconstruia conjuntos de imagens sempre que me apetecia.

Às vezes gosto de tentar criar uma atmosfera que goste e/ou que expresse o que estou a sentir no momento ou que senti no passado. O que é realmente interessante é que eu olho para trás, para estas minhas representações em forma de imagem, e lembro-me perfeitamente dos sentimentos que me levaram a criar aquela colagem.

Afinal é um diário, mas visual em vez de descritivo.

Isto é profundamente catártico e terapêutico, pelo menos para mim. É a minha forma de terapia.
Neste mundo dos meus Cartões Dharma (apenas com imagens) ou Cartões Expressivos Dharma (incluem palavras recortadas de revistas) posso explorar diferentes sentimentos, impressões e atmosferas. Pessoalmente considero esta técnica uma parte importante da minha vida criativa e espiritual.
Estas técnicas podem ser usadas para cura emocional e crescimento espiritual: são sobre mim, o que se passa dentro de mim, a minha evolução e o meu desenvolvimento. Sou eu a entrar e a compreender melhor a minha mente e a minha maneira de pensar e de agir.

Muitas vezes tiro um cartão e faço uma leitura sobre o que vejo, tal como o faço com os meus oráculos. Por vezes essa leitura responde a um problema que tenho, por vezes dá-me um insight sobre o que se passa nesse momento da minha vida. Cada carta em cada dia tem sempre um significado diferente porque todos os dias evoluímos e todos os dias acumulamos novas experiências e novos saberes.

Queres desenvolver a tua intuição? Curar-te emocionalmente? Crescer espiritualmente? Conhecer-te melhor? Explorar o teu lado artístico e criativo?
Tens um bom exemplo de como conseguir tudo isso aqui neste texto :)

Queres experimentar?
O que te dizem as Cartas Dharma que acompanham este post?
Falam-te de medos, seguranças, tristezas, recolhimento, felicidade, da tua vida atribulada, de onde precisas de te focar para te sentires realizada?

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...