O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Guizito entrevistou... Elisabete (ElixArt)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
Utilizo o Facebook, o Blog e email.
*
Fala-nos um pouco de ti.
O meu nome é Elisabete Santos e tenho 32 anos.

Sou casada e tenho uma filha.
Trabalho na área de Recursos Humanos (Formação), mas, sou apaixonada por artesanato.
Estou a terminar a licenciatura em Ciências Sociais.
Gosto de tudo o que se relaciona com psicologia e com artes. Acho mesmo que estas duas coisas estão intimamente relacionadas pois a arte é feita por pessoas e não é mais do que uma forma que estas têm de expressar o que lhes vai na alma.
*
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
O meu objectivo é que o meu trabalho reflicta muitas coisas, entre elas, destaco o amor pela natureza e a tentativa da sua preservação. Nos meus trabalhos procuro ao máximo reciclar materiais que de outra forma se perderiam. Utilizo cascas naturais de caracol, pedras, paus de canela, madeira, etc. É também uma forma de expressar a minha criatividade pois o mais bonito do artesanato é isso mesmo: não existem dias peças iguais e cada uma é uma expressão diferente de algo novo.
O trabalho que desenvolvo no artesanato é algo muito importante para mim. Infelizmente não lhe posso dedicar tanto tempo quanto gostaria, mas, com uma organização de tempo gerida ao minuto, vou tentando conciliar as diversas áreas da minha vida.
É no artesanato que consigo descomprimir todas as tensões armazenadas ao longo do dia. É como que um processo de transformação de tensão em energia positiva. Funciona como uma terapia.
*
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
Iniciei o projecto ElixArt® em 2009.

No início tudo era mais complicado. Uma vez que não tenho formação profissional na área, gastei bastante tempo a descobrir as técnicas que possibilitassem expressar o que me ia na alma.
Desde cedo quis construir algo sólido, por isso, em 2010 registei a ElixArt® como marca. Foi como que o assumir de um compromisso pessoal: estou a investir neste projecto já partindo do princípio de que é algo que pretendo fazer crescer. Registei também a minha ideia na IGAC pois paa mim foi importante obter um reconhecimento formal de que o meu trabalho era realmente tão original quanto eu pensava.
Neste momento dedico à ElixArt® todos os minutos que consigo pois é umas das coisas que me dá mais prazer na vida.
*
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
A ideia do nome ElixArt® resulta da junção do meu nome “Elisabete” + “Helix Aspersa”(raça de caracóis) + “Arte”
*
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?
Sendo que sou autodidacta, vou experimentando novas técnicas.

Procuro informação em sites e revistas da área.
*
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?
A minha família é a coisa mais importante na minha vida e estão sempre presentes em tudo o que faço. Conto com a ajuda dela na participação em feiras e no dia-a-dia a sua opinião é imensamente importante. Através das suas críticas construtivas e dos seus comentários apreciativos, vou obtendo um primeiro feedback do meu trabalho. A minha filhota é a minha fã número 1.
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
A peça artesanal que mais estimo é umas primeiras que fiz. Guardei-a pois representa uma fase inicial do meu projecto. Hoje em dia, ao fim de 2 anos, as minhas peças têm um aspecto completamente diferente do que tinham  no início, por isso, esta é uma recordação que me relembra como comecei.
*
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?
Sim. Tenho uma gatinha chamada Princesa. Para além de alguns peixinhos.
*
Coleccionas algo? O quê?
Neste momento não tenho nenhuma colecção.
*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?
Gostaria de criar uma carteira de clientes (finais e/ou lojas).

Pretendo continuar a participar em Feiras de Artesanato.
Pretendo que a ElixArt® se torne uma referência nacional de artesanato.
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
Para além da minha paixão pelas artes e pela natureza, que já comentei, este projecto surgir porque nos tornamos em pequenos criadores de caracoletas e foi por ver uma quantidade tão grande de cascas de caracol a irem para o lixo que comecei a dar largas à minha imaginação e ao que poderia fazer com aquelas pequenas obras de arte da natureza.
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

1 comentário:

Ana Zuzarte disse...

Olá Minha Amiga Cláudia
Peço desculpa por esta minha ausência no teu cantinho, mas realmente o meu tempo anda mesmo escasso, não consigo chegar a todo o lado com muita pena minha, principalmente nos vossos cantinhos que têm sempre novidades de Encantar.
Mas estás no meu coração, Muito Obrigado
Beijocas Enormes
Ana Zuzarte

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...