O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Círculo de Madeira / Circle of Wood

Finalmente consegui terminar o meu Círculo de Madeira.
Escolhi 12 tipos diferentes de árvores. Porquê doze? Porque 12 são os meses do ano.
Cada raminho foi cuidadosamente seleccionado e cortado. Escolhi as partes que me diziam algo ou que se assemelhavam a algo... as que fizeram sentido para mim.
Olha, este parece um garfo!
Este parece uma mão...
Este podia ser um lápis!
Depois de cortados foram lixados. Alguns tiveram o tratamento «canivete» antes de serem lixados.
Foram furados com um berbequim.
Foram colocados numa ordem pré definida. Mais uma vez, escolhi pô-los por uma ordem que fizesse sentido para mim.
Entre cada raminho coloquei uma missanga/conta de madeira. Algumas foram escolhidas por serem antigas e com muitos quilómetros (mesmo) e mais de 20 anos, outras por serem apenas... diferentes.
O facto de andar no bosque à procura, ou na rua, ou apenas o facto de olhar para cima em vez de ver o stress estampado na cara das pessoas é bommmmmmmmm. Acreditem!
Lembram-se de ver os velhotes no campo, sentados à porta de casa, a «descascar» um pauzinho de madeira com um canivete? Eles lá sabem porque o fazem... é calmante... E o cheiro da madeira? Acho que além de nos transportar para outro lugar... tem mesmo que nos fazer bem...
Apesar das minhas aulas de botânica quando tirei o curso de professora de matemática e ciências da natureza precisei de ajuda na identificação do Pau Ferro (Caesalpinia ferrea). Acho que estou enferrujada, (se bem que NUNCA foi fácil)... Vejam a coincidência!!
Penso que a madeira e as árvores têm sido uma grande inspiração para o meu processo criativo. Basta darem uma vista de olhos AQUI.
Para já adorei esta experiência e prometo outro Círculo de Madeira mas com outro encantamento... estas serão trazidas até às minhas mãos de uma forma completamente diferente :)
Estou ansiosa para começar...
***
Nota - Ontem à noite depois de ter agendado este post tive dois comentários no Facebook (sobre o meu pedido de ajuda para classificar o alegado «Pau Ferro») que diziam que se trata de uma Tipuana tipu.
O pedido de ajuda foi baseado nesta foto:

«É uma Tipuana tipu, as sementes são pseudosamaras porque só tem uma helice. As dos acer são samaras porque tem duas.
É uma Tipuana tipu, muito usada como árvore de arruamento ou em estacionamentos.
A Caesalpinia ferrea, é parecida mas a casca do tronco não tem nada a ver, parece a do eucalipto.»
Assim sendo parece que não há Pau Ferro/Caesalpina ferrea mas sim Tipuana tipu (foto também AQUI) no meu Círculo de Madeira!
Aqui fica a legenda corrigida.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...