O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Monopólio o famoso jogo, quem nunca jogou?

O Monopólio (no Brasil, Banco Imobiliário) é um dos jogos de sociedade mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam "ricos" e outros vão à falência. Uma pequena janela para o que se passa no Mundo.

Em 1934, na altura da grande depressão, Charles Darrow de B. da Germantown, Pensilvânia, mostrou aos executivos da Parker Brothers, o jogo a que ele chamou de MONOPÓLIO. Estes recusaram devido ao jogo ter 52 erros de design. Mas graças à não desistência do Sr. Darrow, o jogo foi na mesma para a frente. Como muitos outros americanos, estava desempregado no momento e a promessa excitante de fama e fortuna levou-o a produzir o jogo sozinho. Com a ajuda de um amigo que imprimia, o Sr. Darrow vendeu 5000 conjuntos feitos à mão do jogo MONOPÓLIO para uma loja do departamento de Philadelphia. Foi um sucesso! Mas ele não conseguiu acompanhar o sucesso, de maneira a que voltou a falar com a Parker Brothers. No seu primeiro ano, 1935, o jogo do MONOPÓLIO foi o jogo mais vendido na América.

No Brasil, as propriedades tem nome de ruas ou localidades famosas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Avenida Paulista, Ipanema, Morumbi, Interlagos, Copacabana.
Em Portugal, o jogo foi editado pela Majora/Parker Brothers Portugal na década de 1950, com o nome traduzido para Monopólio. Em 1961 a Majora fez uma nova edição que, por pressão da Parker Brothers, já usou a designação internacional Monopoly. Nas edições portuguesas são usados nomes de ruas importantes, principalmente da capital (Lisboa) e da segunda cidade do país (Porto), bem como de estações de caminho-de-ferro. Dependendo das versões, o nome das ruas vai variando, mas a propriedade mais valiosa é sempre o Rossio (Lisboa) e a propriedade menos valiosa o Campo Grande (Lisboa).
*
(Clica nas imagens para aumentarem)

Para comemorar os 75 anos do Monopólio comprámos um, novinho e sem os riscos que o meu irmão fez no meu quando éramos pequenos...

Aproveitámos a promoção em que ao que parece devolviam 75% do valor pago pelo jogo. Apesar de ficarmos na dúvida enviámos tudo o que pediam para a morada pedida...

E o cheque lá chegou :) Já lá vamos com 75 anos, e este promete continuar a ser um sucesso para todos os jovens e adultos.
O Monopólio não acaba aqui até poque novas versões continuam a aparecer :)
Nesta, tudo é pago com cartão!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...