O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Perdoar, Esquecer, Merecer * Forgive, Forgot, Diserve

Quando alguém nos magoa, consciente ou inconscientemente, uma das coisas mais difíceis que temos de enfrentar para resolver a situação é perdoar. Às vezes parece que é mais fácil não perdoar e que a resposta é simplesmente cortar a pessoa da nossa vida. Em alguns casos, terminar a relação pode ser a  coisa mais acertada a fazer, mas mesmo assim, só seremos livres se a tivermos realmente perdoado. Se não libertarmos essa amargura do nosso coração acabamos por nos ferimos somente nós próprios porque somos os que a abrigam, somos quem tem que viver com ela. Escolher perdoar é escolher aliviar-nos desse fardo, escolher ser livre do passado, e escolher não sermos vítimas dessa mesma amargura.
Uma das razões pelas quais o perdão pode ser tão desafiador é porque sentimos que estamos a ser condescendentes com as ações da pessoa que causou o sofrimento, mas isso é um mal-entendido e é desnecessário. Para perdoar, simplesmente precisamos chegar a um lugar onde estamos prontos a parar de nos identificar com o sofrimento causado. 


O perdão é algo que fazemos por nós mesmos (e mesmo assim às vezes é tão difícil), e perdoar os outros é uma extensão da nossa prontidão para deixar de lado a nossa própria dor. Chegar a este ponto começa com a plena aceitação do que aconteceu. Através dessa aceitação, permitimos-nos sentir e processar as nossas emoções.

Quando nos permitimos (e nos organizamos o suficiente para) dizer o que precisamos dizer e saber o que precisamos de curar, descobriremos que isso muda quase diariamente. 


Pode ser confuso, mas é um sinal de progresso. Às vezes podemos sentir que andamos às voltas e não chegamos a conclusão nenhuma. Mas estaremos cada vez mais livres do passado. A partir daqui, reconheceremos que o sofrimento vem do sofrimento, e a compaixão por aqueles que nos feriram surge naturalmente, aumentando a nossa nova perspetiva de tudo.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...