O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Copos... uma questão de perspetiva... * Some see the doughnut, others see the hole

 
Não consigo perceber que “tipo” de pessoa sou: se pertenço ao grupo de pessoas que veem o copo meio cheio ou das que veem o copo meio vazio.
Segundo se diz, é tudo uma questão de perspetiva: as que veem o copo meio cheio, têm uma perspetiva otimista, e as que o veem meio vazio, têm uma perspetiva mais pessimista.
Sei que já fui muito pessimista. Isso cansava-me imenso.
Neste momento acho que “tenho dias” - às vezes estou mais otimista, outras vezes mais pessimista.
Eu simplesmente olho para o copo e vejo que está pela metade. Nem meio vazio, nem meio cheio. Está meio. É o que é e mais nada.
Se me faz sentir bem deixo ficar. Se me faz sentir mal, arregaço as mangas e vou tentar mudar de perspetiva. Só isso.

Como consigo fazê-lo?
Por vezes esforço-me por “dourar a pílula”, coloco-o noutro contexto pois pode acontecer que ele seja apenas um copo grande demais, enfeito a base onde está, junto cubinhos de gelo, ponho-lhe um chapelinho de cocktail… Faço tudo o que for preciso e garanto-vos… por mais que me custe (e por vezes é esgotante) ele vai ficar do meu agrado!
É muito importante percebermos que existe uma riqueza de perspetivas nesta terceira resposta, uma profundidade que dá outra dimensão além do cheio e do vazio, e é esse balanceamento que procuro sempre encontrar.

Nota - Somos seres subjetivos, não vemos o mundo com total neutralidade e objetividade. 

1 comentário:

Ana Guerra disse...

Um copo meio cheio ou meio vazio... Pessoalmente, que sou um ser optimista (de certeza) vejo um copo com algo lá dentro: água, vinho, sumo, chá.... whatever...
Será que isso determina o que somos? Com certeza que é uma analogia, no entanto, isso e outros exemplos, determinam, ou antes classificam, demasiado as pessoas e elas colam-se a esses rótulos.
É uma boa estratégia? Veja o copo como tem vontade e descubra-se por si... bjs violetas!

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...