O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A brincar a brincar...

Como os reinos encantados são fundamentalmente para serem disfrutados pelas crianças, nada melhor que colocar no nosso portfolio uma visita há muito adiada.
Fomos ao Museu do Brinquedo!

Confesso que estivemos quase a desistir depois de darmos 3 voltas a Sintra a tentar encontrar um lugar de estacionamento... Tentem não ir ao fim de semana...
São 3 andares em Sintra repletos de brinquedos de todos os tempos, de todos os espaços e para todos os gostos. Encontrámos por lá alguns brinquedos da nossa infância e brinquedos que os nossos pais ou avós descreviam.
Todos têm uma característica em comum. Têm alma! Foram utilizados e deram muitas alegrias a alguém.

Não quero menosprezar os brinquedos actuais, mas não sei se alguns dos que são utilizados actualmente, alguma vez terão lugar de destaque neste museu... embora nem falte lá uma Playstation 2!
Os mais interessantes são os carrinhos de madeira, as casas de bonecas, as bonecas antigas e os soldadinhos e aviões. Pelo menos esses fazem-nos sonhar a nós, crianças mais velhinhas!
São cerca de 40.000 brinquedos que fazem parte desta colecção, em que os mais antigos e bonitos estão expostos.

O Museu do Brinquedo é um espaço público em que a Fundação Arbués Moreira partilha connosco o seu espólio, num edifício cedido pela Câmara de Sintra (antigo Quartel dos Bombeiros) bem no Centro Histórico da Vila. Este museu funciona desde 1989, mas está no local actual desde 1997. O seu espólio pertence à Fundação Arbués Moreira e foi coleccionado durante mais de 50 anos por João Arbués Moreira, e delícia quem visita, crianças e adultos.

Adultos - 4€
Crianças com mais de 3 anos - 2€
De Terça a Domingo das 10h às 18h

Site do Museu do Brinquedo

Se é possível ter um brinquedo favorito neste museu?

Que me desculpem todos os outros brinquedos, mas gostei muito de ver um «irmão» do meu Zequinha. O que está na banheira está lá, e o que tem a roupinha vestida está aqui :)

O meu, por ser meu tem muito mais valor para mim (claro!) ainda por cima porque as roupinhas que tem foram feitas pela minha querida avó (faleceu em 2001) quando eu era pequenina.

Mais fotos tiradas por nós aqui.

***

Aproveitem para ver na Amazon (clica no link no topo do Blog), um livro chamado: "The Playmakers: Amazing Origins of Timeless Toys" e saibam mais sobre os brinquedos e jogos desde 1930 até 1990 e a sua história. Um deles é o Monopólio que todos conhecemos.

Eu vou comprar este livro!

1 comentário:

Anónimo disse...

:) que giro! por acaso nunca lá fomos, mas deve ser muito interessante tanto para miudos como graudos :p

jocas

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...