O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Guizito entrevistou... a Sandra (HandCrafted by Guapa)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
A divulgação do meu projecto HandCrafted Byguapa, é realizada essencialmente através do meu blog – HandCrafted by Guapa - onde exponho todos os trabalhos que vou realizando, por vezes coloco algumas fotos no Facebook. Divulgo também de uma forma mais directa e imediata, através de eventos (exposições mostras de artesanato) em que participo, expondo de uma forma directa o produto final aos consumidores e claro do passa a palavra entre amigos e amigos dos meus amigos e por aí fora…
*
Fala-nos um pouco de ti.
O meu nome é Sandra, tenho 33 anos, a minha vida faz-se entre Matosinhos, Esmoriz e Jancido, trabalho no Porto onde dou aulas do 1º ciclo.Gosto imenso do campo e de estar em harmonia com a Natureza, o mar, os pássaros e as flores fascinam-me. Adoro fotografar a Natureza, talvez queira levar comigo um pouco do mundo num retrato. Gosto de viver a vida intensamente com a minha família e os meus gatos: a Luna, a Mia e o Jonas e a minha cadela, a Bia.. Gosto de viver o momento, não consigo ficar indiferente ao que me rodeia. Sou uma filha do mundo, com a cabeça cheia de sonhos.
*
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
O meu projecto é construído com o coração. No meu ver, tudo se constrói com amor.Cada peça é única e desenvolvida com muito amor, quer na especificidade dos materiais, quer na sua execução. É muito gratificante ver brotar algo das nossas mãos e às vezes torna-se até um pouco difícil desprender-me das minhas produções.A inspiração surge de tudo o que me rodeia, dos materiais, das formas, das cores, da música, dos meus sonhos, e de uma alguma pesquisa... daí ter um caderninho de registo de rabiscos e até colagens, no entanto, nada é imposto tudo vai acontecendo a seu ritmo. *
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
O projecto HandCrafted by Guapa iniciou-se um pouco mais a sério em 2005. Com muito amor e dedicação ele foi crescendo devagarinho, pouco a pouco, até este momento. Este projecto tem sido levado sem grandes pretensões, ele existe pelo simples prazer de criar, de combinar diferentes materiais, cores, texturas, servindo ao mesmo tempo como que uma terapia de relaxamento e encanto.Quase todo o meu tempo livre é dedicado ao meu projecto. Ele surge como um hobbie um complemento de mim e como não consigo estar parada, sou capaz de estar a ver um pouco de televisão ou ouvir música e a produzir ou projectar algo. Mesmo quando viajo de metro, levo sempre algo comigo para fazer. Tenho um bloco que me acompanha onde vou delineando etapas e novas peças que me vou surgindo à mente.
*
Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
Não é nenhuma história especial. O nome surgiu por causa de um amigo meu, o Bruno que tinha a mania de me chamar de Guapa, por causa do meu tom de bronzeado no Verão e como na altura não me tinha ocorrido mais nenhum nome, ficou Guapa, ao qual acrescentei Handcrafted, resultando então, Handcrafted by Guapa.
*
Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?
Como o saber não ocupa lugar, e como eu gosto de aprender um pouquinho sobre tudo, isso reflecte-se nos meus crafts, daí terem uma grande variedade, passando pelo costura, bordados, tricot, pintura em tecido e vidro, montagem de bijutaria, elaboração de peças de bijutaria construindo as peças com variadíssimas técnicas, etc. Acho que sou levada um bocadinho também pela emoção e como não gosto de estar sempre a fazer o mesmo de forma repetitiva vou variando.Normalmente utilizo a internet para aprofundar alguns dos meus conhecimentos e como é óbvio recorro a livros, alguns que compro, outros que encontro pelas bibliotecas. Sou muito autodidacta e também gosto de inventar, por isso vou conciliando aquilo que já sei com o que vou aprendendo de novo. *
Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?
A minha família acho que são os meus maiores críticos, entendam-se críticos, no sentido de me darem críticas construtivas, conselhos e também me vou dando algum apoio na continuação deste meu projecto.
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
Ocorreu-me a peça que de momento tenho em mãos, a minha colcha saloia, que estou a quiltar à mão. Primeiro porque foi um peça morosa de se conceber e porque quase todos os pedacinhos de tecido que nela constam foram oferecidos, outros provenientes do baú da avó, outros comprados em lojas do comércio tradicional, daí ser uma peça única que transborda emoções! *
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais?
Adoro animais! Por mim acho que tinha um mini zoo em casa.Tenho uma cadela, a Bia, e três gatos, a Luna, o Jonas e a Mia. Mas confesso que se tivesse mais espaço teria mais alguns, pois existem tantos ao abandono e a precisar de amor e carinho. Passo muito tempo com eles, quer a cuidar deles, quer a brincar e a mimá-los!
*
Coleccionas algo? O quê?
Colecções… Desde criança que tenho algumas, umas mais esquecidas no tempo, outras que estão mais emergentes mas aqui fica uma pequena lista daquilo que gosto de juntar com agrado:
- botões (sempre que me passa pelas mãos um botão diferente eu junto-o aos que tenho guardados em frascos grandes de vidro transparentes);
- selos carimbados;
- bruxas, porque desde miúda que adoro estas personagens das histórias;
- conchas, ouriços, pedras, búzios e tudo o que o mar me oferecer. Sempre que vou alguma praia, tenho o vício de passar horas a catar na areia;
- moedas;
-pacotes de açúcar;
- porta-chaves;
- máquinas de costura em miniatura;
- marcadores de livros;
- postais com imagens vintages;
- e não me recordo de mais nenhuma *
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?
Espero continuar a criar, com amor, com prazer, quem sabe ir pouco mais além, aventurar-me a ter uma loja virtual no Etsy (acho que vou precisar de umas dicas). E claro, a participar de uma forma mais activa nas mostras de artesanato.Um sonho mais além, seria ter uma loja/atelier, mas obviamente, é impossível, pelo, menos para já!
*
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.
Não me recordo de nenhuma história de momento. Mas posso referenciar que é bom ter o feedback positivo em relação ao meu projecto por parte do público mais vasto desde crianças, a homens a mulheres jovens e até aquelas mulheres de terna idade. Quando as pessoas me dizem: “parabéns, tem peças muito bonitas”, enchem-me a alma e dão-me asas para eu continuar a sonhar com amor no meu projecto!
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

3 comentários:

Sandra de Sá disse...

Obrigada uma vez mais pela tua iniciativa e oportunidade! Um beijinho

Glória disse...

Gostei de" conhecer "mais uma colega de profissão, que adora não estar quieta, e que para além das crianças ,ocupa o seu tempo livre de forma criativa.
Ainda bem que o facebook,tem amigas como a nossa Rainha ,sempre disponível e imaginativa.
Claro que não podia deixar de falar nas tuas colecções,parece que me vejo ao espelho.
Boa sorte para ambas.Bjs

Glória disse...

Gostei de" conhecer "mais uma colega de profissão, que adora não estar quieta, e que para além das crianças ,ocupa o seu tempo livre de forma criativa.
Ainda bem que o facebook,tem amigas como a nossa Rainha ,sempre disponível e imaginativa.
Claro que não podia deixar de falar nas tuas colecções,parece que me vejo ao espelho.
Boa sorte para ambas.Bjs

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...